Conheça um pouco da histórial da Apcd

APCD: E tudo começou assim... Início do século XX. O progresso da Revolução Industrial chegava ao Brasil. Duas revoltas deixaram o Rio de Janeiro um pandemônio: a da Vacina e a da Chibata. A chegada de Hermes da Fonseca à presidência, em 1910, colocava em xeque a “República do café-com-leite”, dominada pelas oligarquias liberais de Minas Gerais e São Paulo, vinculadas a agroexportação. Em meio a tantas transformações na economia e na política do país, a reduzida comunidade odontológica paulistana aspirava à fundação de sua entidade representativa. Os objetivos consistiam na integração da classe, no investimento na capacidade do profissional e na oferta de serviços com mais qualidade na área de saúde bucal à população.

A luta não foi fácil. Tanto é que duas tentativas não tiveram êxito. A primeira, em maio de 1906, e a segunda, em setembro de 1908. Porém, tendo em vista a urgente necessidade de regulamentar a profissão, em 1º de abril de 1911, a história da Odontologia de São Paulo começa a ser escrita, verdadeiramente, com a fundação da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas. No mesmo ano, a APCD lançou o primeiro número de sua Revista Odontologia Brasileira. Uma das publicações científicas odontológicas mais conceituadas do país até hoje.

Sob o comando e a liderança do Cirurgião-Dentista, Gustavo Pires de Andrade, que presidiu a entidade durante seis anos, a principal luta da APCD foi a regulamentação da profissão junto ao Congresso Estadual. Nessa época, a sede da entidade teve dois endereços, ambos no centro da cidade de São Paulo: rua Barão de Itapetininga e, depois, rua São Bento.

Os anos se passaram. Estoura a Revolução de 1930, depois a Revolução Constitucionalista de 1932 e uma soma de fatos acarretam na promulgação da nova Constituição Federal em 1934, que previa a participação popular nas assembléias legislativas por categorias profissionais, bem como a formação de sindicatos. Foi nessa tumultuada década do decreto do Estado Novo, pelo então presidente Vargas, que outros grandes progressos foram alcançados, como a criação do Sindicato dos Odontologistas de São Paulo e do Conselho Científico da APCD, cujo objetivo era divulgar o conhecimento por meio de palestras e conferências.

Anos 1940. O mundo presenciou um dos maiores conflitos bélicos até então já vistos. A Segunda Guerra Mundial chegava ao fim, assolando diversas regiões da Europa. No Brasil, nova Constituição, e o povo festeja o retorno à democracia. Nesse mesmo período, acentuava-se a necessidade de uma fiscalização mais rigorosa para o controle do exercício profissional da classe odontológica. Começam a ocorrer os primeiros movimentos para a auto-regulamentação da profissão. A APCD dá os primeiros passos e cria o Conselho de Defesa da Classe, que estabelece um código de ética com o intuito de orientar os associados e conduzir a Odontologia paulista e brasileira para bases mais sólidas.

No início da década de 1950, os brasileiros choram a derrota, na final da Copa do Mundo, do Brasil para o Uruguai, em pleno Maracanã. Mas, a Odontologia paulista tem o que comemorar com a criação da Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP), na APCD, pelo então presidente da entidade, Francisco Py. Em julho de 1955, ano em que o presidente Juscelino Kubitschek assumiria as rédeas do país, a EAP é inaugurada, dotada de um consultório para aulas demonstrativas. Em 1957, acontece o 1º Congresso Odontológico Paulista.

Fonte: http://www.apcd.org.br/index.php/paginas/historia

Faça sua Cotação sem Compromisso!

Ao enviar esse formulário, você concorda que utilizaremos seus dados apenas para cotação de planos de saúde de acordo com nossa politica de privacidade.

Localização

Seguro Saúde Online
Praça Dom José Gaspar, 134 Conjunto 143
Republica - SP
Tel : (11) 2514-7575
Whats App : (11) 2514-7575

Horário de Atendimento

Segunda-Sexta 8:30 ás 22:00
Sábados 9:30 ás 12:00
Domingo Fechado

Redes Sociais